Nem elevador, nem avião: Vitória escala Série B e garante volta à elite

24 de nov. de 2012

Depois de ter sido rebaixado em 2010, Rubro-Negro consegue acesso para a Série A no segundo ano na Segunda Divisão.

Dois mil e dez tinha tudo para ser um ano de consagração para o Vitória. Pela segunda vez na história, o Rubro-Negro estava em uma final de campeonato nacional. Com uma boa campanha na Copa do Brasil, o time baiano chegou à decisão, mas teve pela frente o Santos de Neymar, Ganso e Robinho. O sonho do título nacional ficou pelo caminho, mas foi o ápice de um ano que terminou com lamentação. Depois de três anos na Primeira Divisão, o Leão voltou a ser rebaixado para a Série B.
A queda veio acompanhada de muita gozação. Dias antes de o rebaixamento ser confirmado, o rival Bahia garantira o retorno à Primeira Divisão após sete anos. Nas ruas de Salvador, o que se ouvia era o grito de “Uh elevador! Uh elevador! Desce rubro-negro e sobe tricolor!”. Sem deixar a moral baixar, o vice-presidente do clube, Carlos Falcão, foi às rádios e rebateu os gritos do lado azul, vermelho e branco da cidade:
- Não vamos subir de elevador, porque demora sete anos. Vamos subir de avião – disse ele em tom de promessa e esperança, que logo foi estampada em camisas de marketing da equipe.
willian, atacante do vitoria (Foto: Felipe Oliveira/EC Vitória/Divulgação)Mesmo após susto, Vitória comemora retorno à Série A (Foto: Felipe Oliveira/EC Vitória/Divulgação)
A estadia na divisão inferior não foi tão rápida quanto imaginada. Mas também não teve o mesmo tom de purgatório do rival. Neste sábado, na última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o lado vermelho e preto de Salvador teve um motivo a mais para comemorar. Após dois anos de hiato, o Vitória está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. O ano de 2013 terá o Leão, mais uma vez, entre os principais clubes do Brasil.
Do quase de 2011 para a missão cumprida em 2012
O Vitória iniciou a Série B deste ano com a triste lembrança do final da competição no ano passado. A equipe viu o acesso escapar dentro de casa. Na penúltima rodada da competição, sofreu uma virada para o São Caetano em casa e jogou o sonho por água abaixo. O planejamento de voltar a atuar entre os 20 principais clubes nacionais teria que ser adiado por mais um ano.
A decepção de ver a vaga escapulir depois de estar tão perto levou o clube a listar alguns dos erros cometidos na última temporada. Entre eles estavam a ciranda dos técnicos, o planejamento equivocado, o fator casa e a fonte de inspiração.
carpegiani, técnico do vitória (Foto: Divulgação/EC Vitória)Carpegiani foi o responsável pela boa campanha
no início da Série B (Foto: Divulgação/EC Vitória)
Falhas reconhecidas e devidamente trabalhadas para não serem repetidas. E assim o Vitória começou a Série B de 2012. Com Paulo César Carpegiani no comando do time e um elenco homogêneo, o Rubro-Negro fez história. Nem mesmo a perda do artilheiro Neto Baiano, que foi para o Japão, foi capaz de gerar uma queda no rendimento.
No primeiro turno da Segunda Divisão, o nome do Vitória ficou na história. Nas primeiras 19 partidas, um Leão arrasador. Foram 14 triunfos, dois empates e teve apenas três derrotas, um aproveitamento de 77%. O Vitória marcou 35 gols e sofreu 17. Estabeleceu um novo recorde na primeira metade da Série B.
- Este ano começamos bem a Série B e fizemos até uma gordurinha no G-4, o que é muito importante para o restante da competição. No ano passado não tivemos bons resultados nos primeiros jogos, demos muita bobeira e só conseguimos acordar nas partidas finais, quando já era tarde – comentou o goleiro Douglas em agosto deste ano em uma comparação com a campanha de 2011.
Só que a mudança do turno gerou também uma mudança no comportamento da equipe. Queda de rendimento, crises internas e boatos sobre uma divergência entre a diretoria e o elenco em relação ao pagamento da premiação foram alguns dos problemas do Vitória na segunda metade da Série B.
Uelliton e Carpegiani se desentenderam algumas vezes, a diretoria não conseguiu controlar os ânimos e os antigos erros voltaram a acontecer. Se em 2011 a troca constante de técnicos foi uma das falhas, o mesmo se repetiu este ano.
carpegiani e uelliton em treino do vitória (Foto: Divulgação/EC Vitória)Treinador teve desentendimentos com o volante Uelliton no meio da Série B (Foto: Divulgação/EC Vitória)
Mesmo com o time na briga pelo título da competição, a diretoria mandou Carpegiani embora. A demissão do treinador foi recheada de polêmica. A versão oficial foi de que a saída tinha sido decidida em comum acordo. O técnico disse que pediu para sair e o presidente rebateu afirmando que o treinador deveria parar de trabalhar. Insatisfeito, Carpegiani convocou a imprensa e disparou: 'Se não subir, coloca uma faixa de incapaz e passeia no Pelourinho'.
Carpegiani saiu e Ricardo Silva foi promovido a treinador. A intenção era manter o antigo auxiliar na função até o final da Série B. No entanto, três jogos depois, nova mudança no comando técnico. Ricardo Silva e os preparadores físicos receberam férias forçadas. Paulo César Gusmão foi contratado com a missão de deixar os erros para trás e concluir o trabalho iniciado pelo xará, mesmo com o sorriso amarelo de quem poderia ter batido recorde atrás de recorde.
A missão não foi fácil. Triunfo na estreia sobre o América-MG e um alívio na tabela de classificação. Mas veio a rodada seguinte e um tropeço diante do Guaratinguetá, que lutava contra o rebaixamento. O Rubro-Negro caiu para a quarta colocação e viu o São Caetano se aproximar com apenas dois pontos a menos.
treino do vitória; pc gusmão (Foto: Divulgação/EC Vitória)Acesso foi conquistado já com a presença de PC Gusmão no comando técnico (Foto: Divulgação/EC Vitória)
Após uma confusão no embarque do clube para o jogo contra o Bragantino – o último de Ricardo Silva no comando do time – a diretoria decidiu que os jogadores passariam uma semana longe de Salvador. O resultado da estadia no interior de São Paulo não foi como o esperado. O Vitória vacilou diante do Joinville e deixou a decisão da vaga para a última rodada. Diante do torcedor o time, enfim, carimbou o passaporte. Um empate com o Ceará, sofrimento até o fim, mas a Primeira Divisão de volta.
Não foi de elevador, como o rival, nem de avião, como planejado pelo vice-presidente. Também não aconteceu de maneira histórica, como desenhado no primeiro turno. Mas o acesso está confirmado e a faixa citada por Paulo César Carpegiani não terá ninguém para vesti-la no Pelourinho.

 

Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Por Dentro Do Jogo - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Inspired by Sportapolis Shape5.com
Proudly powered by Blogger