Dois dias e um destino: fim de semana traça o 2013 do futebol baiano

23 de nov. de 2012

Vitória joga por um empate no sábado para conseguir o acesso para a Série A, enquanto o Bahia joga por um triunfo no domingo para se garantir na elite.

Nas próximas 48 horas, o futebol baiano viverá momentos decisivos e definitivos para o ano seguinte. No sábado, no Barradão, o Vitória joga por um empate contra o Ceará para voltar à Série A, depois de dois anos fora da elite do futebol brasileiro. No dia seguinte, no estádio de Pituaçu, é a vez do Bahia, que encara o Náutico. O Tricolor tem a oportunidade de selar de vez o seu destino, ou pelo menos ficar mais perto dele, se livrando de qualquer chance de rebaixamento. O último fim de semana de novembro pode dar ao futebol baiano um alento raro na última década: o encontro de Bahia e Vitória na divisão principal.
Com 70 pontos, o Vitória é o quarto colocado da Série B. O Rubro-Negro recebe o Vovô, que não tem o que fazer no campeonato. Um simples empate garante o acesso. O Leão ainda pode subir sem marcar ponto. Para isso, basta o São Caetano não vencer o Guarani, no Brinco de Ouro, em Campinas.
ba-vi; neto; william; bahia; vitória (Foto: Felipe Oliveira / EC Vitória / EC Bahia/ Divulgação)Fim de semana pode ser de alegria para a dupla Ba-Vi(Foto: Felipe Oliveira / EC Vitória / EC Bahia)
Com 43 pontos, o Bahia é o 15º colocado e ainda corre risco de rebaixamento. No entanto, caso derrote o Timbu, joga uma pá de cal em qualquer possibilidade de rebaixamento e se garante na elite pela terceira vez consecutivamente. O Tricolor também pode escapar do rebaixamento com um empate, desde que o Sport não derrote o Fluminense, na Ilha do Retiro, também no domingo.

Desde 2003, Bahia e Vitória não se enfrentam na Série A. O primeiro ano da era dos pontos corridos foi também o único em que o futebol da Bahia teve dois representantes na Primeira Divisão. De lá para cá, a dupla Ba-Vi esteve na mesma divisão em duas oportunidades: Em 2005 na Série B e em 2006 na Série C.

Na Fonte Nova de bermuda e camiseta...

O ano de 2013 tem tudo para ser o grande ano do futebol da Bahia nos últimos tempos. Depois de cinco anos sem a sua maior praça esportiva, a Bahia voltará a ter a Fonte Nova, reconstruída e com status de Arena. O novo estádio terá espaço para 55 mil pessoas e será uma das sedes da Copa das Confederações de 2013, evento que coloca o estado na elite do futebol mundial e faz do ano seguinte ainda mais especial para os baianos, pois também receberá jogos da Copa de 2014.
Fonte Nova em 12/11/2012 (Foto: Nilton Souza/Divulgação)Arena Fonte Nova será um dos atrativos do futebol baiano em 2013 (Foto: Nilton Souza/Divulgação)
Sem jogar na sua “casa” desde 2007, o torcedor do Bahia terá no final de semana uma espécie de despedida do estádio de Pituaçu. O Tricolor ainda deve jogar no estádio durante a Copa do Nordeste e em alguns jogos do estadual do próximo ano, no entanto a partir de março deve se mudar de vez para a Arena Fonte Nova. Apesar de ainda não ter assinado o acordo de intenção para atuar no estádio, o Bahia deve mandar seus jogos no mais moderno estádio baiano.

Com isso, durante o Campeonato Brasileiro, a casa do Bahia deve mesmo ser a Fonte Nova. Será o momento do torcedor tricolor matar a saudade e voltar a entoar um dos seus mais tradicionais cânticos: ‘Na Fonte Nova de bermuda e camiseta, eta Bahia porreta!’

'Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima'

Nos últimos dez anos, o Vitória esteve na Série A em cinco oportunidades – contra duas do maior rival – feito que lhe rendeu estar pela primeira vez na frente do Bahia desde a criação do ranking da CBF. A falta de regularidade foi o maior problema do Rubro-Negro nos últimos anos. Em dez anos o Vitória esteve 5 deles na Série A, em 4 na B e em um na C.
Nino gol Vitória (Foto: Romildo de Jesus / Ag. Estado)O Vitória está a um empate de voltar a elite do futebol brasileiro (Foto: Romildo de Jesus / Ag. Estado)
Rebaixado em 2010, o Vitória fez uma campanha histórica no primeiro turno da atual Série B, mas a queda de produtividade e uma série de derrotas na reta final, deixou o acesso ameaçado. No entanto, nada de pânico: Um simples empate neste sábado garante o Vitória. E a festa do acesso deve ter uma presença marcante da torcida rubro-negra. Mais de 27 mil ingressos  foram vendidos para a partida contra o Ceará, marcada para às 16h20 (horário de Brasília - 15h20 no horário de Salvador).

No elenco rubro-negro há quem sonhe com um Ba-Vi de elite em um ano que tem tudo para ser inesquecível para o futebol da Bahia.

- O Ba-Vi é um espetáculo que o Brasil inteiro que ver e qualquer jogador quer disputar. Torço muito para que em 2013 possamos ter um Ba-Vi na Série A – destacou Marcelo Nicácio, atacante do Vitória, que esteve em campo pelo Bahia em 2003, no último clássico disputado na Primeira Divisão.
‘Mediocridade: Eu sei o quanto eu sinto saudade’

Depois de sete anos longe da Série A, o Bahia voltou a disputar a competição em 2011. A duras penas se manteve na Série A. O torcedor entendeu as dificuldades de um primeiro ano na elite, empurrou o time em diversos momentos, mas aguardou por um 2012 um pouco mais feliz. Porém mais um ano se passou e com quase o mesmo time que lutou o rebaixamento em 2011, o Bahia repete a dose nesta temporada.
Fahel comemora gol do Bahia contra o Botafogo (Foto: Ag. Estado)Apesar da campanha medíocre, Bahia se mantém na elite se vencer o Timbu (Foto: Ag. Estado)
O Tricolor marcou apenas 43 pontos e precisa de pelo menos mais um triunfo para sepultar qualquer possibilidade de rebaixamento em 2012. A missão pode ser cumprida neste domingo contra o Náutico. A torcida, como sempre, deve marcar presença na partida e ajudar a equipe. Mais de 20 mil ingressos já foram vendidos. Além de enfrentar o Timbu, o Tricolor ainda joga contra o Atlético-GO, na despedida da Série A.

Dos 13 jogos disputados em casa, o Bahia venceu apenas cinco. Contratações equivocadas, como de Mancini, Kleberson, Gerley e outros, fizeram do Bahia um time que luta contra a própria história e abusa da mediocridade. Ao torcedor resta sentir saudades dos bons tempos e torcer que o fim de semana de confirnação na Série A seja um ponto de partida para novos tempos.

Dois dias, 48 horas, duas partidas e 180 minutos de bola rolando. A dupla Ba-Vi terá em campo a oportunidade de fazer o 2013 do torcedor baiano começar mais cedo e com pé direito. A partir de agora a sorte está lançada e o relógio corre a favor do futebol da Boa Terra.

 

Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Por Dentro Do Jogo - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Inspired by Sportapolis Shape5.com
Proudly powered by Blogger