Bahia assina contrato para voltar a mandar jogos na arena Fonte Nova

29 de nov. de 2012

Tricolor ainda não sabe quando poderá retornar ao estádio, que será inaugurado no dia 29 de março.

Após cinco anos de uma sentida distância, Bahia e Fonte Nova voltaram a se encontrar. Na manhã desta quinta-feira, o presidente tricolor, Marcelo Guimarães Filho, assinou o contrato para mandar jogos na arena a partir do próximo ano. A data para o retorno, no entanto, ainda não foi definida.
Segundo o cronograma da concessionária responsável pela administração do estádio, as obras da Fonte Nova serão concluídas no final de dezembro deste ano e a inauguração ocorrerá em 29 de março de 2013, dia do aniversário de Salvador. Antes, o estádio receberá eventos de menor impacto. Jogos de futebol só mesmo a partir de abril.
Bahia assina acordo para mandar jogos na Arena Fonte Nova (Foto: Thiago Pereira/Globoesporte.com)Bahia assina acordo para mandar jogos na Arena Fonte Nova (Foto: Thiago Pereira/Globoesporte.com)
- Nosso objetivo é estar apto para a Copa das Confederações com um dos melhores gramados do país. A inauguração está mantida para o dia 29 de março. É o aniversário de Salvador, uma data mágica. Faremos um evento simbólico. Mas antes disso teremos eventos menores ocorrendo no estádio – disse Dênio Cidreira, presidente da Fonte Nova Participações.
O contrato assinado entre o Bahia e a concessionária responsável pelo estádio tem validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais três. Otimista, Marcelo Guimarães Filho comemorou o acordo.
- Agora estamos casados, e com certeza vai haver uma sinergia maior para os dois lados. O Bahia é naturalmente um pólo de patrocínio. E espero que isso se reverta para a Fonte Nova. É uma parceria em que todos ganham. Fechamos uma negociação para que os dois conseguissem mais receita, e confio no sucesso desse empreendimento – declarou o cartola.
A inauguração está mantida para o dia 29 de março"
Dênio Cidreira
Apesar de confirmar o retorno à Fonte Nova, o Bahia não abandonará totalmente o estádio de Pituaçu. A arena que serviu de casa para o Tricolor nos últimos três anos continuará abrigando jogos da equipe baiana em situações especiais.
- Nós pretendemos jogar todos os jogos na Fonte Nova. Mas o contrato prevê algumas condições em que o Bahia terá que jogar em outras praças, como em Pituaçu - comentou Marcelo Guimarães Filho.
A última partida do Bahia na Fonte Nova foi no dia 25 de novembro de 2007. O Tricolor estava na Série C e enfrentava o Vila Nova precisando apenas de um empate para subir de divisão. Dentro de campo, o time baiano conseguiu o resultado necessário para se classificar para a Segunda Divisão, mas acabou sem muitos motivos para comemorar. Aos 35 minutos do segundo tempo, parte de um dos degraus do anel superior do estádio cedeu e sete torcedores do clube morreram, acidente que provocou a interdição da arena.
Jogo de operários e Ba-Vi na inauguração
Os torcedores que esperavam ver um clássico entre Bahia e Vitória na inauguração da Fonte Nova receberam um balde de água fria durante a assinatura de contrato entre o Tricolor e Fonte Nova. Durante a cerimônia, Dênio Cidreira deixou claro que o Ba-Vi dificilmente será a primeira partida do novo estádio.
Marcelo Guimarães Filho Fonte Nova (Foto: Divulgação / Esporte Clube Bahia)Presidente do Bahia já visitou as obras da Arena Fonte Nova (Foto: Divulgação / Esporte Clube Bahia)
- Não estamos descartando hipóteses. Temos linhas de ações para inauguração e uma delas é o Ba-Vi. Mas hoje esta não é a linha mais indicada. Acho que mais importante do que ser um Ba-Vi é que tenhamos uma festa simbólica, que represente a alegria do povo da Bahia e apresente nossa capacidade de fazer grandes eventos. Com a inauguração da Fonte Nova, teremos uma oportunidade de projetar Salvador e também o Bahia para o Brasil – comentou o presidente da Fonte Nova Participações.
Certo mesmo é que o pontapé inicial na Fonte Nova será dado em uma partida informal e por um operário da arena. O plano da concessionária é promover um jogo festivo entre os trabalhadores que atuaram na construção da arena pouco antes de sua inauguração. O duelo contará também com a presença de ex-jogadores como Bebeto e Bobô.
- Temos um compromisso festivo que é um jogo entre os trabalhadores da arena. Nossa ideia é que esse seja o primeiro jogo da Fonte Nova. Os trabalhadores contra um time com Bobô e Bebeto. O Ronaldo também se comprometeu a estar aqui. Essa partida será para mostrar a importância que os operários tiveram para a construção do estádio. Os trabalhadores são os grandes responsáveis por conseguirmos chegar nesse estágio da obra com essa velocidade – afirmou Dênio Cidreira.
Garantia de entrega dentro do prazo
Obras de construção da Fonte Nova (Foto: Divulgação/Nilton Souza)Obras na Arena Fonte nova já registram 80% de
avanço físico (Foto: Divulgação/Nilton Souza)
O presidente da Fonte Nova Representações aproveitou o evento de assinatura de contrato com o Bahia para garantir que o estádio ficará pronto dentro do prazo. Conforme os planos da concessionária, a arena será entregue no dia 31 de dezembro já com a parte de infraestrutura totalmente concluída.
- O cronograma hoje da Fonte Nova prevê que a gente encerre o grosso das obras civis no final de dezembro. Vamos entrar em alguns ajustes de acabamento, mas já com a possibilidade de que a Fifa ingresse no estádio no início de 2013. No dia 15 de janeiro começaremos a plantar o gramado e no final do mesmo mês faremos o primeiro corte. A Fifa exigiu que fizéssemos o plantio da grama diretamente no estádio, o que altera um pouco nossos planos. Se ela fosse plantada em rolo, no dia 31 de janeiro já estaríamos aptos para receber grandes eventos. Agora vamos ter que esperar para ver. Isso faz parte do nosso contrato. Vamos inaugurar o estádio no dia 29 de março - disse o representante da concessionária responsável pelo estádio.
Atualmente, as obras da Fonte Nova possuem 80% de avanço físico. A etapa de içamento dos cabos da cobertura já foi concluída e a escavação para preparação do plantio do gramado foi iniciada. A etapa de instalações elétricas, hidráulicas, TI e elevadores já passa dos 72% de conclusão, enquanto o andamento dos acabamentos avança em 81% para pisos e 54% para revestimentos. A instalação dos assentos do estádio está prevista para ocorrer a partir do começo dezembro.

 

Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Por Dentro Do Jogo - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Inspired by Sportapolis Shape5.com
Proudly powered by Blogger