Dupla Ba-Vi cedeu 17 atletas para seleções de base em 2012

22 de dez. de 2012

Bahia forneceu oito jogadores para a equipe canarinho, enquanto o Vitória teve nove garotos convocados.

No uniforme, predominam o verde e o amarelo. No entanto, não seria exagero tingir a camisa usada pelas categorias de base da Seleção Brasileira com as cores de Bahia e Vitória. Em 2012, a dupla baiana cedeu nada menos que 17 jovens promessas para as categorias inferiores da equipe canarinho. Atletas que sequer deixaram a adolescência, mas que já carregam nos ombros o peso de representar duas fábricas de talentos perante toda uma nação.
Gabriel Soares e Mansur, jogadores do Vitória, na Toca do Leão (Foto: Raphael Carneiro/Globoesporte.com)
No Bahia, oito atletas tiveram o privilégio de serem convocados para servir à Seleção Brasileira entre os meses de janeiro e dezembro deste ano. Entre eles, jogadores que já integram o elenco principal do Tricolor, mas que ainda não tiveram a chance de estrear como profissionais, caso de Anderson Talisca e Ítalo Melo.
Já o Vitória teve nove garotos chamados pelos técnicos das seleções de base durante este ano. A convocação mais recente ocorreu no final de novembro, quando quatro jogadores foram chamados para integrar o time sub-20 do Brasil. Destes, três já atuaram como profissionais pelo Rubro-Negro. Gustavo, Mansur e Willie participaram ativamente da campanha na Série B do Campeonato Brasileiro e chegaram até mesmo a ocupar a titularidade em algumas partidas.
O Bahia possui oito promessas que podem render muitas alegrias para a torcida em um futuro próximo. Jogadores que ainda não conseguiram mostrar seu potencial no time profissional, mas que já possuem experiência internacional e a cancha de quem vestiu e não sentiu o peso da camisa da Seleção Brasileira.
Alef Bahia (Foto: Rafael Ribeiro / CBF) A idade dos selecionáveis da equipe tricolor varia bastante. Alguns, como o lateral Carlos Mateus, o volante Waltencir Junior e os meias Cristiano e Geovane Andrade, possuem apenas 14 anos e acumulam convocações para o time Sub-15 do Brasil. O lateral Alef, com 16 anos, é outro que ainda não possui previsão para ser aproveitado no elenco profissional, mas já se tornou figurinha batida quando o assunto é a Seleção Sub-17.
Os jogadores com passagem pelas seleções de base mais conhecidos pela torcida tricolor e com chances reais de atuar no elenco profissional já na próxima temporada são o meia Anderson Talisca e o atacante Ítalo Melo. A dupla atuou na Copa do Brasil Sub-20 deste ano, competição em que o Bahia foi eliminado nas semifinais pelo Atlético-MG.
Talisca foi convocado recentemente para um período de treinos na Granja Comary, no Rio de Janeiro, como preparação para o Sul-Americano Sub-20 de 2014. Um edema ósseo, contudo, provocou o veto do jogador, que sequer conseguiu se apresentar à Seleção. Já Ítalo Melo esteve a serviço do Brasil no último mês de novembro para dois amistosos contra o Paraguai, em Carapegua e Cuidad del Esteno, ambas localizadas no país vizinho.

Para o presidente tricolor, Marcelo Guimarães Filho, a convocação de atletas para as categorias de base da Seleção Brasileira é uma amostra de que o trabalho para formação de atletas tem evoluído no Bahia, principalmente nos últimos anos.
Anderson talisca (Foto: Divulgação / CBF)
- A convoção desses jogadores é o reflexo de um trabalho de recuperação que estamos fazendo nas categorias de base desde 2009. Precisávamos melhorar nossas divisões de base e agora estamos alcançando o nível que esperávamos. São quatro anos de trabalho, e as divisões de base do Bahia estão amadurecidas, colocando atletas na Seleção Brasileira. Isso é muito importante, já que mostra dois trabalhos realizados em paralelo: a formação de atletas e a conquista de espaço no cenário nacional. A tendência agora é continuar dessa forma - declarou o cartola.
Jogador do Bahia convocado em 2012 Posição
Filipe Volante
Ítalo Melo Atacante
Anderson Talisca Meia
Alef Lateral
Carlos Matheus Lateral
Rodrigo Zagueiro
Waltencir Junior Volante
Cristiano Alves Atacante
Geovane Andrade Meia

Marcelo Guimarães Filho também deixou claro que os planos do Bahia são ter no elenco profissional um número cada vez maior de atletas formados nas divisões de base e, possivelmente, com experiência na Seleção Brasileira. O técnico Jorginho, que renovou contrato com o clube até o fim de 2013, tem papel fundamental no plano de transformar jovens promessas em grandes revelações. Neste ano, ele promoveu Talisca e Ítalo Melo ao grupo principal. A dupla deve ter oportunidades de estrear no time de cima a partir da próxima temporada.
- A busca por isso todo ano é cada vez maior. Depois dessa consolidação de que temos um bom trabalho nas divisões de base, temos que investir para que isso reflita no time profissional. A renovação de Jorginho é parte fundamental nisso, já que ele é um técnico que gosta de apostar em jovens promessas. Em breve, deveremos ter mais jogadores com experiência nas seleções de base vestindo a camisa do Bahia no grupo de cima – comentou Marcelo Guimarães Filho.
Desde 2009, 19 atletas das divisões de base do Bahia foram convocados para a Seleção Brasileira. Estão inclusos na lista o lateral Madson, que já atuou pelo time principal, e o atacante Rafael, autor do último gol do Bahia na temporada 2012, na partida contra o Atlético-GO, pela 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Dois jogadores que foram convocados para a Seleção enquanto defendiam o time júnior tricolor já foram negociados. O volante Filipe foi vendido para um grupo de empresários portugueses no meio deste ano, enquanto o meia Paulinho teve os direitos adquiridos recentemente por investidores espanhóis e faz testes em clubes europeus.
O resgate de uma tradição
O Vitória mantém uma tradição. Reconhecido nacionalmente como grande formador de atletas, o Rubro-Negro a cada ano revela uma nova fornada de jovens promessas e se mantém como um dos clubes que mais fornecem jogadores para as seleções de base. Neste ano, nove atletas deixaram a Toca do Leão para atuar com a camisa verde e amarela e voltaram com histórias para contar e muita experiência na bagagem.
Ademilson e Willie, Seleção sub-20 (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)
A maioria dos atletas convocados do Vitória estão no time Sub-20. O goleiro Gustavo, o volante Gabriel, o atacante Willie os laterais Romário e Mansur – que foi formado no Bahia e chegou ao Rubro-Negro este ano -, foram chamados para vestir a camisa canarinho na atual temporada.
Quatro membros deste quinteto foram convocados no final de novembro para um período de treinos antes do Sul-Americano da categoria. O número de atletas chamados para a equipe canarinho tornou o Vitóira o clube que mais teve atletas pré-selecionados pelo técnico Emerson Ávila para a disputa da competição. E nada melhor do que chegar à Seleção Brasileira com moral. Os jogadores rubro-negros se apresentaram na Granja Comary com o título da Copa do Brasil Sub-20, conquistada no último dia 15, sobre o Atlético-MG.
Jogador do Vitória convocado em 2012 Posição
Gustavo Goleiro
Mansur Lateral
Romário Lateral
Gabriel Volante
Linik Eduardo Meia
Willie Atacante
Douglas Matheus Atacante
Victor Silva Volante
Raphael Stard Meia

Para a Seleção Brasileira Sub-16, foram convocados dois jogadores do Vitória. O meia Linik Eduardo e o atacante Douglas Matheus, apontados como grandes destaques das categorias mais jovens do clube, tiveram a honra de usar a camisa verde e amarela durante a preparação para o Sul-Americano da categoria, em fevereiro e setembro deste ano.
Na categoria Sub-15 despontam mais duas jovens promessas. Victor Silva e Raphael Stard sequer possuem idade para votar, mas já serviram à Seleção. Nos meses de abril e julho, a dupla viajou até a Granja Comary para participar da preparação para o Campeonato Sul-Americano da categoria.
Para o coordenador de Divisão de Base do Vitória, João Paulo Sampaio, as convocações são extremamente benéficas para os jogadores e também para o clube. Na Seleção, os atletas ganham uma formação diferenciada, aumentam as chances de se tornarem profissionais de sucesso no mundo da bola e mostram o que podem fazer para olheiros dos quatro cantos do mundo.
- Quando um atleta nosso é convocado para a Seleção Brasileira de base existe uma valorização dele enquanto jogador, além, é claro, da marca do Vitória. Além disso, eles ganham mais confiança para estrear no profissional. Esses três pontos são fundamentais para os atletas e para o clube – disse Sampaio.
O técnico do time sub-20 do Vitória, Carlos Amadeu, também considera a experiência na Seleção Brasileira de base um grande diferencial para os jovens jogadores.
gabriel soares, volante do vitoria sub-20 (Foto: Raphael Carneiro/Globoesporte.com)O
- Um atleta convocado para a Seleção disputa torneios internacionais, e a sensação de representar o seu país e enfrentar outras escolas de futebol vai somando na experiência. Isso é muito bom para o jogador - comentou.
Escassez de gente grande
Se nas divisões de base Bahia e Vitória fazem bonito, o mesmo não se pode dizer dos times profissionais. A última vez que um jogador da dupla Ba-Vi foi convocado para defender a Seleção Brasileira foi em 2003. O volante Dudu Cearense, que defendeu o Goiás na Série B deste ano, foi o último selecionável atuando em uma equipe baiana. Desde então, nove anos em que as jovens promessas fizeram bonito nas categorias de base do time canarinho, enquanto os profissionais do Rubro-Negro e do Tricolor foram esquecidos pela esquadra nacional.
Para o coordenador de Divisão de Base do Vitória, João Paulo Sampaio, a Seleção Brasileira já não privilegia jogadores que atuam na região Nordeste e prefere aproveitar atletas que atuam no Sul do país.
- Eu acredito que os jogadores do Nordeste dificilmente serão convocados para a Seleção Brasileira. Geralmente, formamos atletas, e eles só são convocados depois de passar por outras equipes. Isso não impossibilita, no entanto, que um jogador de Bahia ou Vitória acabe convocado no futuro. Se fizerem um grande trabalho, os atletas podem ser chamados. Às vezes o menino faz grande trabalho nas divisões de base, mas cai de rendimento no profissional. Se mantiver alto nível, certamente o técnico da Seleção principal vai aproveitá-lo - disse João Paulo.
Atualmente, três jogadores com passagem nas categorias de base da dupla Ba-Vi fazem parte da Seleção Principal. Pelo lado Rubro-Negro, estão o zagueiro David Luiz, que defende o Chelsea, e o atacante Hulk, que atua pelo Zenit. Já o Tricolor tem Daniel Alves, que chegou a disputar a última Copa do Mundo, em 2010, na África do Sul.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/ba/

 

Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Por Dentro Do Jogo - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Inspired by Sportapolis Shape5.com
Proudly powered by Blogger